sábado, 13 de maio de 2017

Ataque de hackers obriga Tribunais a reiniciarem sistemas e suspenderem prazos


        Olá, pessoal!
Hoje a intenção é de compartilhar algo que ocorreu essa semana, mais precisamente ontem, 12/05/2017.

Hackers atacaram sites e sistemas de diversos Tribunais e até do Ministério Público. A notícia foi publicada pelo site Migalhas e aqui apresento um resumo.

No Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), foram detectadas máquinas infectadas e, seguindo protocolo de segurança, foi determinado, por cautela, o desligamento de todos os computadores da instituição no Estado, para evitar a propagação. 

No Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF), a Secretaria de Tecnologia e Comunicação - SETEC mobilizou sua equipe de segurança da informação e desligou preventivamente, na tarde desta sexta-feira, o acesso aos sistemas, links de dados e acesso à internet em todas as unidades, a fim de proteger as informações corporativas. Os sistemas já foram reconectados, tendo sido aplicadas em todos os computadores e computadores servidores proteções específicas para a ameaça do cyberataque.

     O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) tornou indisponíveis os serviços web preventivamente desde 17h da sexta-feira. Até 8h30 da manhã desta sábado, 13, o sistema ainda estava fora do ar.

     Já o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) o bloqueou temporariamente o recebimento de e-mails externos ao próprio TJSC para garantir a integridade da rede e a segurança das informações.

      O Ministério Público de São Paulo (MP/SP) também teve máquinas infectadas (alguns computadores da Promotoria de São José do Rio Preto) e, por prevenção, também desligou a rede de computadores.

       Vamos aguardar as próximas medidas dos tribunais durante a semana.

       Abraço e até breve!


Nenhum comentário:

Saindo do forno...

Filosofia do Direito com Chaïm Perelman: Argumentação, Lógica e Direito

    Olá, pessoal! Retorno hoje com um estudo que realizei em Filosofia do Direito, mais especificamente com  Chaïm  Perelman, um...